A presença de cupins em um determinado ambiente urbano não só gera transtornos por conta da sujeira que produzem, mas principalmente pelos danos estruturais em móveis, imóveis e peças decorativas, acarretando em danos econômicos oriundos da perda ou da reparação destes objetos.
Em casos mais extremos, a ausência de tratamento para problemas com cupins pode levar ao desabamento de estruturas de madeira ou árvores sobre objetos ou pessoas.
Ao longo dos últimos anos foram noticiados casos de morte por desabamento de árvores ou estruturas infestadas com cupins.
A nossa equipe está preparada para solucionar o problema com cupins com total segurança para a família e para os bens.
TRATAMENTO DE BENS MÓVEIS E ESTRUTURAS
O controle dos cupins quando atacando objetos de madeira ou estruturas pode ser realizado de três formas distintas: Pincelamento, Pulverização de superfícies e Tratamento por Injeção.
O pincelamento consiste em aplicar o cupinicida diluído em solvente oleoso (isoparafina) através de um pincel sobre a superfície do objeto a ser tratado. Em geral, esta técnica é utilizada como forma preventiva, visto que o objetivo é que a madeira absorva as moléculas do princípio ativo do inseticida e as mantenham ativas por um longo tempo. Ao entrar em contato com esta madeira tratada automaticamente os cupins serão expostos ao defensivo e acabarão morrendo. Este tipo de aplicação é recomendado para móveis de madeira crua (sem laqueamento), molduras de obras de arte e esculturas de madeira.
A pulverização de superfície é semelhante ao pincelamento, liberando o cupinicida sobre o material a ser tratado para a sua absorção. A diferença principal das duas técnicas é o cuidado sobre o objeto tratado. Enquanto que quadros não poderiam ser tratados com pulverização (pois existe o risco do defensivo entrar em contato com a tela e danificá-la), armações de madeira, pallets, e armações de telhado não necessitam da mesma cautela, podendo ser tratados de forma mais rápida.
O tratamento por injeção é utilizado para o combate em objetos onde já existem infestações. O inseticida é aplicado dentro da madeira através de furos feitos pelos próprios cupins ou produzidos em locais estratégicos pelos aplicadores. Não existem restrições quanto ao tipo de madeira para ser tratada e o tratamento não agride os objetos, pois não é utilizada água na diluição do produto.
TRATAMENTO DE IMÓVEIS
Em muitos casos, a presença dos cupins nas residências decorre de sua entrada pelo solo. Espécies de cupins como o Nasutitermes spp são conhecidas como cupins subterrâneos por formar suas colônias em locais protegidos e se espalham pelo ambiente através do solo.
O controle é realizado através de perfurações no solo ao redor do imóvel e aplicação do cupinicida. Cada furo é feito a uma distância de 5 cm da parede a uma distância máxima de 30 cm entre eles e profundidade também de 30 cm.
O tratamento consiste também da aplicação de inseticida em pó em todas as caixas elétricas, tomadas e dutos de passagem de fios para impedir o acesso dos cupins no imóvel.